

Judy Garland (grand Rapids,Minnesota,10 de juho de 1922 - londres, 22 dejunho de 1969), nascida Frances Ethel Gumm,foi uma atriz estadunidense considerada por muitos uma das maoires estrelas cantoras da "Era de ouro" de Hollywood dos filmes musicas.
Atraves de uma carreira que se estendeu por 45 de seus 47 anos de vida,Garland atingiu o estrelato internacional como atriz em papeis musicais e dramaticos, como uma artista de gravaçao e no palco de concertos. Respeitada por sua versatilidade , ela recebeu um premio da academia juvenil,ganhou um Golden Globe Awars para melhor atriz (comédia ou musical)em cinema, recebeu o premio Cecil B. DeMille por seu trabalho em filmes,bem como premios Grammy e um Tony Awars especial.
Depois de aparecer no Vaudeville com sua irmã, Judy assinou contrato com a Metro-Goldwyn-Mayer, ainda como uma adolescente. Lá ela fez mais de duas dezenas de filmes, incluindo nove com Mickey Rooney e o filme com qual ela seria mais identificada, O Magico de Oz, de 1939. Depois de 15 anos, Garland foi liberada do estúdio, mas ganhou sucesso renovado através de recorde de apariçoes em concertos, incluindo um aclamado na Carmegie Hall, uma bem considerada, mas de vida curta serie de televisão e um regresso ao cinema atuando em A Star Is Born, em 1954.
Apesar de seus triunfos profissionais, Judy lutou com varios problemas pessoais ao longo de sua vida.
Insegura com sua aparência, seus sentidos foram agravados por executivos de cinema que disseram que ela feia e com sobrepeso.Tratada com medicamento pra controlar seu peso e aumentar a sua produtividade, Judy suportou decadas de longa luta contra o vício. Ela era atormentada por uma instabilidade financeira, muitas vezes devendo centenas de milhares de doláres em impostos atrasados, e seus primeiros quatro de cinco casamentos terminaram em divorcio. Ela tentou o suicídio em varias ocasiões. Judy morreu de overdose acidental de drogas na idade de 47 anos, deixando as crianças Liza Minnelli, Lorna Luft e Joey Luft.